segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Veja os módulos oferecidos

LÓGICA & ARGUMENTAÇÃO

Dias 4, 5 e 6 de fevereiro
(quarta a sexta-feira, das 18h45 às 21h45)

Seja em situações corriqueiras ou em ocasiões de grande complexidade intelectual, a Lógica e a Argumentação se articulam na formulação e exposição de raciocínios. Como categorias epistemológicas, contribuem para o entendimento dos processos de construção e transmissão do conhecimento.

Conteúdo
1. Identificar a estrutura lógica de um raciocínio complexo, reconhecendo as premissas e conclusões envolvidas num discurso argumentativo
2. Estabelecer a validade de um argumento e derivar implicações lógicas
3. Distinguir os argumentos falaciosos dos não falaciosos
4. Avaliar a força e a relevância de uma inferência indutiva


PERCEPÇÃO & CONHECIMENTO

Dias 11, 12 e 13 de fevereiro
(quarta a sexta-feira, das 18h45 às 21h45)

Este módulo visa oferecer os subsídios fundamentais para uma compreensão mais clara de indagações centrais do pensamento. O que é o conhecimento? Como descrevê-lo e adquiri-lo? Existe conhecimento inato? De que forma os sentidos atuam em sua busca? Qual sua relação com a percepção?

Conteúdo
1. O sentidos de “conhecer”: definição, aquisição e tipos de conhecimento. Inato e adquirido. Animais e homens.
2. Introdução histórica à teoria do conhecimento a partir das origens gregas e das vertentes modernas.
3. O papel da percepção e o realismo de senso comum. Observação e experiência. Neutralidade e cultura.
4. Problemas acerca da credibilidade dos sentidos: enganos, sonhos, ilusões e alucinações. A questão do critério.
5. Os objetos do mundo. Os objetos da ciência. O visível e o invisível.


RAZÃO & EXPERIÊNCIA

Dias 14, 21 e 28 de março
(sábados, das 9h às 12h)

Um conhecimento confiável pode derivar da experiência sensível? Ou só a razão pode dotar os saberes de confiança e respeitabilidade? Atualizando debates entre racionalismo e empirismo, o módulo discute o peso da Razão e da Experiência na produção do conhecimento.

Conteúdo
1. O conhecimento: origem e fundamento. Conhecimento formal e conhecimento por experiência.
2. O papel da razão: razão como raciocínio válido; razão como racionalidade.
3. Tipos de argumento. Dedução e indução.
4. Argumentos acerca da experiência: causalidade, analogia, generalização, casos exemplares.
5. Explicações causais: “causa necessária” e “causa suficiente” na investigação empírica.